Minha Monografia de Especialização em ensino de alemão
MATOS, Adelmário Vital; FONSECA, Jael Glauce da. Nunca é tarde para aprender: as unidades fraseológicas no ensino de alemão como Língua Estrangeira. Salvador, 2012. 38 p. Monografia de Conclusão de curso. Instituto de Letras/UFBA- Univiversidade Kassel - Goethe Institut.
Unidade Fraseológica
RESUMO
A língua é um instrumento vivo e um patrimônio disponibilizado aos falantes para dele fazerem uso em suas interações sociais. No uso diário da língua os falantes vão, ora modificando os significando das palavras, ora criando novas unidades lexicais para uso nas mais variadas situações. Nesse sentido, as unidades fraseológicas como os provérbios e as expressões idiomáticas contribuem de maneira significativa para o enriquecimento das línguas, pois retratam experiência de vida de uma determinada cultura. Elas podem ser trabalhadas de forma a promover uma reflexão nos alunos sobre as formas de vida de um povo que muitas vezes diferem da deles. Este trabalho tem o objetivo de propor a utilização de unidades fraseológicas (expressões idiomáticas e provérbios) no ensino de alemão como língua estrangeira. Para a realização do trabalho foi utilizado o livro didático para ensino de alemão Studio D B1 da editora Cornelson e partir das atividades existentes no livro novas atividades foram elaboradas com unidades fraseológicas (UFs) usadas na língua alemã. Deram-se preferências às quatros primeiras unidades para a elaboração das atividades complementares às já existentes no livro didático e para as lições restantes foram feitas sugestões de como utilizar essas unidades sempre fazendo uma ligação com os temas abordados nas respectivas lições. Partiu-se pressuposto que essas UFs podem ser de grande relevância para o aprendizado do aluno em sua meta de aprender alemão como LE, uma vez que ele terá contato com estruturas linguísticas que tem um significado quase sempre metafórico e com uma grande carta cultural.
Palavras-Chaves: Fraseologia; unidades fraseológicas; ensino; alemão
Minha Dissertação de Mestrado
MATOS, Adelmário Vital; ANASTÁCIO,
Sílvia Maria Guerra. Os Simpsons nas aulas de Língua Inglesa:
veículo de construção de valores culturais e éticos? Salvador, 2009. 162p.
Dissertação de Mestrado - Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística do
Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.
RESUMO
Este trabalho mostra que o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira precisam incluir temas de relevância social para a vida do aprendiz a fim de torná-lo um cidadão crítico, apto a viver em sociedade e capaz de desenvolver valores éticos que o ajudem a promover a auto-estima e a autoconfiança. A pesquisa buscou observar os resultados da aplicação de atividades construídas a partir do desenho animado Os Simpsons em aulas de língua inglesa, privilegiando a utilização dos meios de comunicação de massa para levar o aluno a aprimorar os seus conhecimentos na língua-alvo. Para o estudo, aliou-se à teoria sociointeracionista de Vygotsky os pressupostos filosóficos de Paulo Freire. Defendeu-se a mediação da aprendizagem através de recursos que venham ao encontro dos interesses do aluno, bem como a interação que ocorre dentro e fora de sala de aula ao se abordar assuntos relacionados à realidade ou ao cotidiano do aprendiz. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, consistindo em um estudo de caso, que se utilizou de instrumentos de pesquisa como: questionários, diários de aprendizagem e entrevistas. Com base nos pressupostos teóricos e na análise dos dados coletados, demonstrou-se que o uso do desenho animado como elemento gerador de debates levou os aprendizes a refletirem sobre sua postura perante a vida e dentro da própria comunidade, fazendo-os reavaliarem valores éticos e sua atuação como cidadãos. Estudos sobre a utilização de programas pertencentes à cultura de massa em aulas de língua estrangeira se mostram, portanto, promissores e um campo fértil para futuras pesquisas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário